Vivemos tempos conturbados e as pessoas em todo o mundo estão enfrentando diversos tipos diferentes de crises, como a pandemia da Covid-19, incêndios florestais, crise climática, etc. As bibliotecas públicas e suas equipes   têm que responder a estes tempos desafiadores.  Quais tem sido as respostas? O que podemos aprender com as experiências em todos os lugares do mundo?

Esse é o tema do webinar “Bibliotecas públicas: respostas em tempos de crise” organizado pela Seção de Bibliotecas Públicas da IFLA.

O webinar será no dia 11 de novembro das  14h às 15 h (horário de Brasília – Brasil)

Convidados do Brasil e Portugal estão conosco para compartilhar suas ideias!

Ciro Monteiro é Bacharel em Biblioteconomia (USP) e História (UNESP), Doutor e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Campus- Marília. Atualmente é bibliotecário coordenador da Biblioteca Sinhá Junqueira em Ribeirão Preto. Trabalhou como funcionário da prisão por 10 anos, período em que atuou tanto no processo de estruturação de bibliotecas em prisídios, como em projetos de incentivo à leitura, dentre eles, mediação de clubes de leitura, produção de poesia e escrita criativa, pintura artística e jornadas da cidadania. Escreveu a primeira tese no Brasil na área de Ciência da Informação que reflete acerca dos espaços de leitura na prisão.

Inês Vila  – Desde  2019 é Chefe da Divisão Municipal de Bibliotecas na Câmara Municipal do Porto, dirigindo a Biblioteca Pública Municipal do Porto (ao Jardim de São Lázaro) e a Biblioteca Municipal Almeida Garrett (nos Jardins do Palácio de Cristal), integrando, desde o primeiro momento, o Grupo de Bibliotecários participantes no Lighthouse Libraries, da Public Libraries 2030. Integrou, entre 2015 e 2017, o grupo de 30 bibliotecários ibero-americanos selecionados para o programa de formação INELI (International Network of Emerging Library Innovators) financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates. Implementou, em novembro de 2017, o primeiro Makerspace numa Biblioteca Pública portuguesa, com espaço físico próprio: o “Makerspace BMI – Juntos Fazemos!“, na Biblioteca Municipal de Ílhavo. Em 2006, que iniciou a sua atividade como Bibliotecária da Leitura Pública, até dezembro de 2018. É associada da BAD, presidiu à Delegação Regional Centro, e foi nessa condição que representou Portugal, em 2017 e 2018, nos Workshops do Programa da IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions), IFLA GLOBAL VISION.

Hanna Gledyz é Bacharel em Biblioteconomia e Pós-Graduada em Gestão de Bibliotecas Públicas. Atuou no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas com assessoria técnica aos espaços de leitura em todo o país. Também foi da equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro desenvolvendo atividades junto aos equipamentos culturais do estado. Esteve à frente de uma Coordenação na Secretaria da Economia Criativa, do então Ministério da Cultura, com atividades de gestão e fomento dos programas e projetos da pasta. Hoje, é Coordenadora de Projetos Sociais na organização social RECODE desenvolvendo metodologias para o empoderamento digital de pessoas, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), e que buscam fortalecer habilidades de jovens e profissionais que atuam bibliotecas, escolas e ONGs.

Giovanna  Sant´Anna é mestranda em gestão da informação e especialista em gestão de projetos pela Universidade de São Paulo, em customer service pela Greystone College (Canadá) e em gestão cultural pelo Sesc São Paulo. Graduada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Estadual Paulista, atua na área cultural desde 2008, com passagem pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Fundunesp e Amazon Logistics.

Atualmente é gerente de Programas e Projetos na SP Leituras, com atuação na elaboração, planejamento, execução, monitoramento e avaliação de programas socioculturais, literários e educacionais.

Facilitadora: Adriana Ferrari 

Vice Presidenta da FEBAB e Membro do Comitê de Bibliotecas Públicas e da Divisão da América Latina e do Caribe da IFLA.

Esperamos ver todos vocês em nosso evento virtual!

Não é necessário fazer inscrição.