English

Introdução

A Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e Instituições (IFLA) tem três Escritórios Regionais para ajudá-la a realizar suas atividades regionais. São eles o Escritório da Ásia e Oceania localizado no Comitê de Direção da Biblioteca Nacional de Singapura, o Escritório da África localizado na Universidade da África do Sul em Pretória, e o Escritório da América Latina e Caribe localizado no Rio de Janeiro, Brasil.

O Escritório Regional, como órgão representante da IFLA desempenha um papel de liderança na região. Cada escritório é gerenciado por um(a) Gerente Regional e está ligado á Direção da IFLA (IFLA Headquarters) em Haia, Holanda.

Devido à próxima saída da Gerente Regional da América Latina e Caribe, a IFLA está procurando candidaturas de organizações da região interessadas em estabelecer e prover de pessoal um novo Escritório Regional.

A organização cuja candidatura for bem sucedida firmará um acordo com a IFLA por um período inicial de três (3) anos. Este acordo será revisto quando estiver próximo o fim do período inicial e poderá, por mútuo consentimento, ser renovado para mais um período.

Processo de seleção

As inscrições devem ser recebidas pela Direção da IFLA (IFLA HQ) até 19 de novembro de 2010. Todas as inscrições válidas serão examinadas por um comitê de seleção de acordo com os critérios estabelecidos abaixo, junto com as informações requeridas fornecidas pelo candidato no questionário anexado. O comitê poderá, se necessário, pedir esclarecimento sobre algum assunto incluído na inscrição, mas não aceitará informações adicionais ou novas depois da data limite de inscrição.

O comitê de seleção será constituído por: o Presidente da Divisão 5, o Presidente ou um representante do Comitê Permanente da Seção da América Latina e do Caribe, um representante da Junta de Governo (Governing Board), a Secretária-Geral. Ao compor o comitê a Junta de Governo verificará se não ha conflito de interesses entre membros do comitê e candidatos.

O cronograma do processo de seleção é o seguinte:

19 de novembro de 2010 – inscrições devem ser recebidas na IFLA HQ;
8 de dezembro de 2010 – recomendação do Comitê de Seleção para a decisão da Junta de Governo da IFLA;
8 de dezembro de 2010 – os inscritos serão avisados pela Junta de Governo de qual foi a organização escolhida.

A Secretária-Geral começará então as conversações com a organização escolhida para a preparação e assinatura do acordo.

mais informações:
[PDF]